sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Batman Terra Um, SQN

Bom, nem sei muito bem por onde começar a falar desta HQ.
Hum. Vamos direto para o final, sem spoilers, ela não tem um definido. Bom, aí vão começar a me xingar e dizer " é a primeira aventura dele", "claro que iam deixar algumas pontas soltas".."blá, blá, blá".
Okay, entendo isso, mas o que eu vou além, pois quando digo um fim, quero dizer, andamento da história. Digo isso, pois ao chegar ao final desta HQ não senti o mesmo que senti pelo Superman Terra Um, publicado também 2013, mas lááá no início do ano. Lá eu senti que o Superman nos foi apresentado e deu um andamento bem interessante para sua história, concluindo ela na mesma edição de forma coesa e deixando pontas que poderiam render futuramente, mas pontas que vão nos ajudar  a desenvolver novas histórias mas, que, não comprometeram àquela, e que irão gerar novas interpretações de elementos clássico dos Azulão mas sem cair na mesmice. Vide ed. 2 que saiu lá fora.
Já na história apresentada aqui, temos um Batman em inicio de carreira, tentando combater o crime em Gotham pelas mesmas motivações conhecidas, a morte de seus pais, mas agindo de forma diferente do tradicional, sua formação é diferente do tradicional. Os coadjuvantes agem de forma diferente das HQs da linha cronológica, mas que também seguem um rumo óbvio até o final da história. Falando em coadjuvantes, eles estão aos montes nessa hq, até alguns novos foram criados para ajudar a contar a história, o que não ajuda, pois ao meu ver foram colocados ali com uma solução simplista do roteirista, velho conhecido nosso.
Enfim direto ao ponto, temos uma HQ maçante do Batman, que não traz nada de novo, infelizmente eu esperava mais dessa HQ.
E talvez aí esteja um grande problema, o Batman já tem tantas história emblemáticas e marcantes que, em conjunto com sua nova, e de sucesso, versão lançada junto dos novos 52, que não mexeu em quase nada no passado do herói, somado aos filmes de estrondoso sucesso dos últimos anos, que talvez eu esteja já cansado de te ver as mesmas coisas com o Batman.
Bom eu acho, e é bem pessoal, que o Geoff Johns perdeu um chance de contar uma história épica, não somente na ação, mas no desenvolvimento e na recriação de um mito para uma nova geração. 
Pois sendo bem sincero, todos os elementos que estão ali são uma mistureba do que aconteceu com o herói nos ultimos tempos.
Aliás esse Terra Um nada mais é do que uma tentativa de aproximar o herói da geração que conheceu ele nos filmes ou ainda que acompanhou o personagem a partir daí. Até aí nenhum problema, mas seguinte, ele fez uma história genérica da Liga da Justiça quando teve chance de recolocar a equipe nos eixos, agora ele faz isso com o Batman e não venham me dizer que aquela HQ de origem do Super escrita por ele foi boa.
Enfim, ao menos a arte do Gary Frank apesar de tradicional, está fantástica, sinto saude dele trabalhando com o Esquadrão Supremo.
Bom apesar disso, eu recomendo a HQ, mas sem compromisso e por ela estar apenas 21,90 e vir com um acabamento excelente e também para dar uma apresentada no personagem. Mas se você realmente quer algo bom de verdade, compre o Batman do Scott Snyder, que está fantástico na HQ mensal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário